15 SEGREDOS SOBRE SABONETES ARTESANAIS

Resultado de imagem para FOTOS DE SABONETES ARTESANAIS

1) Do que é composta a base glicerinada ?

A base glicerinada é composta por óleos, que podem ser de origem vegetal ou animal, e agentes alcalinizantes (hidróxido de sódio e hidróxido de potássio). Quando essa mistura é saponificada, os agentes alcalinos são neutralizados e a base tem sua umidade controlada para gerar um sabonete de alta qualidade.

A saponificação ocorre quando óleos vegetais ou algum tipo de gordura animal reage com uma substância alcalina. A GLICERINA é o material que deriva desse processo. O sabonete artesanal é fabricado a muitos e muitos anos, sendo muito antiga a saboaria na forma artesanal.

2) Qual a função do lauril no sabonete glicerinado ?

lauril é um líquido incolor e espumoso quando agitado. Ele é encontrado em casas especializadas em cosmetologia e perfumaria artesanal. A função do lauril é aumentar a quantidade de  espuma produzida pelo sabonete líquido e em barra, mas o seu uso não é obrigatório na preparação dos sabonetes.

A utilização desse produto deve ser feita com cautela, seguindo sempre a receita do sabonete que está sendo produzido. Caso o lauril seja utilizado exageradamente, corre-se o risco de “desandar” a receita ou de deixar o sabonete com mais espuma do que o necessário

Resultado de imagem para FOTOS DE SABONETES ARTESANAIS

3) Qual a composição básica do sabonete glicerinado ?

Um sabonete glicerinado artesanal é feito com a base glicerinada. Essa base possui grande quantidade de glicerina, gerada pelo processo de saponificação. Na preparação dos sabonetes, podem ser adicionados à base de glicerina outros ingredientes, como os extratos glicólicos, corantes e essências. Nesse sentido, todo sabonete fabricado a partir das bases prontas é um sabonete glicerinado.

4) Qual a função do álcool no sabonete glicerinado ?

O álcool pode ser borrifado em cima dos sabonetes durante o processo de secagem para impedir a formação de bolhas que atrapalham a estética do sabonete.

5) É normal que o sabonete glicerinado tenha o peso reduzido ?

É absolutamente normal a perda de peso do sabonete glicerinado. Isso acontece pois os líquidos evaporam naturalmente. Mas isso não é questão de se preocupar, pois mesmo com a redução do peso do sabonete a qualidade permanece a mesma.

Imagem relacionada

6) Porque o sabonete glicerinado dura menos que o sabonete industrializado ?

É normal que os sabonetes glicerinados durem menos que os industrializados. Os sabonetes glicerinados absorvem mais água e são mais emolientes, tendo assim um derretimento mais acelerado. O sabonete industrializado normalmente é pobre em emolientes, não retém tanta água (tanto que chega a rachar), e acaba tendo uma durabilidade maior.

7) O que é o óleo de babaçu e para o que ele serve ?

A base glicerinada que contem o óleo de babaçu em sua composição garante um sabonete mais “durinho” e com espuma abundante. O óleo de babaçu é extraído de uma palmeira encontrada no nordeste do Brasil.

8) Qual a quantidade de essência deve ser utilizada ?

A quantidade de essência para o sabonete artesanal pode variar. Normalmente é utilizado de  30 ml a 100 ml para cada 1 quilo de massa base.

9) Como fixar a essência no sabonete ?

As próprias essências cosméticas já possuem algum agente fixador. Dessa forma, só a essência já dá conta de manter o sabonete perfumado pelo tempo necessário.

10) É necessário adicionar algum conservante ao sabonete ?

Respeitadas as boas práticas de fabricação do sabonete não há necessidade de acrescentar conservantes.

Imagem relacionada

11) Qual o corante indicado para sabonetes e cosméticos artesanais ?

Os únicos corantes que devem ser utilizados são os específicos para sabonetes e cosméticos. Nunca utilize corantes alimentícios, pois podem prejudicar a qualidade do seu sabonete e desbotam com a claridade.

12) Como evitar que o sabonete fique “suado” ?

Para que isso não aconteça, não utilize uma quantidade muito grande de essência, já que elas costumam ser bastante oleosas. Outra dica é derreter a base sem deixá-la ferver. Depois de prontos e secos, guarde os sabontes em ambiente livre de umidade excessiva.

13) Posso acrescentar óleos para enriquecer os sabonetes ?

Não é indicado adicionar óleos na preparação dos sabonetes. Se os ingredientes não ficarem bem misturados, o sabonete pode ficar com um aspecto de molhado.

14) Qual a validade do sabonete artesanal ?

Sem a adição de agentes conservantes a validade recomendada é de 6 meses.

15) A qual temperatura deve ser derretida a base ?

Para o derretimento adequado da base a temperatura deve ser a menor possível, entre 65 ºC e 70º C, ou seja, você nunca deve ferver a glicerina.

Resultado de imagem para FOTOS DE SABONETES ARTESANAIS

Imagem relacionada

QUER SABER MAIS SOBRE SABONETES E ARTESANAIS E AINDA GANHAR UMA RENDA EXTRA ?

TUDO SOBRE SABONETES ARTESANAIS 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s